Questionário: Pratico uma alimentação saudável?

Todos sabemos que optar por uma alimentação saudável é fundamental para prevenir o aparecimento de variadas doenças. Mas será que põe em prática todas essas recomendações diariamente?
Elaboramos um pequeno questionário que pode fazer muito rapidamente e tirar a prova. Coloque um ponto em cada acção que consegue cumprir e deixe em branco o que de momento ainda não faz. No final some os pontos que obteve.

Pratico uma alimentação saudável?
Pontos
1- Tomo sempre o pequeno-almoço antes de sair de casa.

2-Como sem pressa e pausadamente, mastigando bem os alimentos na maioria das refeições.

3-Evito longos períodos de jejum, optando por nunca estar mais do que 3h30 sem comer.

4-Bebo aproximadamente 1,5 l de água e outros líquidos hidratantes (ex.: infusões, tisanas, cevada) por dia.

5-Como pelo menos 5 doses de hortofrutícolas por dia (400g).

6-Ingiro regularmente leguminosas (ex.: feijão, grão, ervilhas).

7-Privilegio a utilização do azeite para confeccionar e temperar os alimentos em relação a outras gorduras.

8- Alterno no consumo de carne e peixe (almoço um, jantar o outro ou um dia de carne e o outro dia de peixe).

TOTAL


Interpretação dos resultados:
Entre 0 e 2 pontos. Ainda tem um longo caminho a percorrer. Para ter uma alimentação saudável e promotora de saúde precisa de alterar os seus hábitos alimentares. Analise as opções que lhe apresentamos, veja quais pode adoptar e vá alterando os seus hábitos gradualmente. Vai ver que consegue.
Entre 3 e 6 pontos. Nota-se que tem cuidado com a sua alimentação e a sua saúde já tira partido desses comportamentos regulares. Pode aperfeiçoar mais um pouco. Analise o que ainda não consegue cumprir e predisponha-se a afinar os seus hábitos de forma a usufruir na totalidade dos benefícios que um bom controlo alimentar pode ter na sua saúde.
Entre 7 a 8 pontos. Parabéns! Tem bons hábitos alimentares. É fundamental que estes cuidados se mantenham de forma regular para continuar a potenciar a sua saúde. Não se esqueça que pode e deve ter dias/momentos especiais pontualmente, onde alguns destes hábitos não irão ser praticados, mas afinal de contas, uma vez, não são vezes.
Nota: imagem retirada daqui.

0 comentários: